Axiomas de Zurique – O lado comportamental dos investidores

axiomasdezurique.jpg
Quero começar a indicação dos livros com um dos meus preferidos. Axiomas de Zurique. Se eu tivesse que escolher apenas um livro que falasse sobre a parte comportamental e psicológica de quem atua no mercado financeiro ou é empreendedor, esta seria a minha escolha.

O livro aborda o lado comportamental do investidor. Nele é discutido temas como risco, ganância, padrões, mobilidade, esperança, previsões, intuições, entre outros.

Para mim as melhores passagens do livro são sobre ganância (eu brigo com ela quase todo dia 😛 ). Todas as vezes que eu fui muito ganancioso eu perdi! Sobre o risco. Ele faz parte do jogo da vida. Aceite isso como um fato e você viverá muito melhor. E sobre mobilidade. Não se prenda a nada. Ou melhor. Se prenda somente às pessoas. Se algum investimento seu começar a ter prejuízo não pense duas vezes. Pule fora do barco antes que ele afunde. Não se agarre à esperança de que a situação uma hora vai melhorar.

Be wise.

Also read...

Comments

  1. Acabei de ler o livro. Muito bom. O interessante dele é que contradiz todas as idéias que são ensinadas para quem está começando a investir, como diversificação, longo prazo, não correr riscos… não que ele seja o dono da verdade, mas suas idéias são bem colocadas contra as idéias padrões de investimento que são ensinadas a todos que começam… é como ele diz, geralmente é isso tudo que a maioria faz…e veja, a maioria não é rica…

    Reply
  2. Segui sua dica e li esse livro.

    Serviu para eu refletir bastante sobre os vários pontos tratados, mas em particularmente sobre o RISCO.

    A minha noção no senso comum de segurança que eu tinha era relacionada diretamente com poupança por “parecer” estática. nos exemplos vistos a longo prazo esse tipo de investimento que tenta-se camuflar os riscos pode tornar-se muito problemático pois não temos como prever o funcionamento dos mercados financeiros depois vários anos. É um tiro no escuro, depositar toda sua perspecitiva financeira somente nesse investimento “estático”.

    Se a única constante é o risco, tentar encobrí-lo pode gerar uma situação pior ainda. A conclusão que cheguei é a de investir primeiro no conhecimento financeiro para que se possa reagir e acompanhar as mudanças de forma que tentemos diminuí-lo.

    No mundo financeiro devemos correr de ditos populares mas vou fechar com um:
    Se correr o bicho pega
    Se ficar o bicho come
    Mas se ficar, acompanhar, estudar, investir, persistir e aprimorar o bicho pode ser até certo ponto domesticado. 🙂

    Um abraço e obrigado por essas dicas esclarecedoras.

    Reply
  3. Pingback: Axiomas de Zurique - O lado comportamental dos investidores : InvestBlogs

  4. Pingback: Diversificar ou não diversificar, eis a questão | Investidor Jovem

  5. Pingback: A cara do mercado | insiderNews

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *