Fórum GVcepe de Investidores Anjo e Capital Semente

Ontem eu participei do 13° Fórum de Private Equity, Venture Capital e Empreendedorismo na FGV em São Paulo. Foi um evento muito interessante que contou com a presença de alguns investidores anjo e capitais semente de peso. O fórum foi moderado pelo Daniel Heise, um dos sócios-fundadores da Direct Talk.

Entre os debatedores estavam presentes o Carlos Eduardo Guillaume da Confrapar. Um dos pontos que ele abordou e que me chamou a atenção foi sobre ética e transparência. É bom ver que existem pessoas que acreditam que é possível fazer negócios sendo ético e transparente. Eu já conhecia a Confrapar de outros eventos e um dos grandes diferenciais dela é o feedback que ela dá para os empreendedores que enviam planos de negócios.

O Fábio Belloti da São Paulo Angels falou um pouco sobre a associação que eles estão montando para fomentar start-up’s no Estado de São Paulo. O Ernesto Weber da Gávea Angels foi pelo mesmo caminho, pois ambos investidores possuem limitações geográficas para atuar. O lado bom disto é que se consegue mais agilidade já que as empresas investidas estão sempre geograficamente próximas dos seus investidores. O lado ruim é que eles acabam por reduzir seu horizonte de possibilidades.

O Renato Marques contou um pouco sobre como a FINEP tenta aproximar os investidores das empresas nascentes. O Robert Binder da Criatec falou sobre as características que eles procuram em um empreendedor. O perfil procurado é um padrão comum aos outros VCs. Basicamente é alguém inovador, com senso de oportunidade, ético, honesto e que pense fora da caixa.

Fiz um resumo bem superficial do que foi o evento, pois quero abordar em outro post alguns pontos que achei interessante. Claro que a melhor parte foi o coquetel após o evento. É neste momento que os cartões são trocados e que o pessoal tem a chance de fazer seu elevator speech. Muitas vezes é neste momento que você consegue convencer um investidor que a sua idéia tem potencial. As reuniões seguintes acabam sendo apenas para formalizar o projeto.

Be wise

Also read...

Comments

  1. Pingback: Em bu$ca do primeiro milhão » Blog Archive » O que eu quero!

  2. Espero que o evento tenha agregado valor. Nós do CRIATEC buscamos a transparência e queremos quebrar paradigmas, estabelecer um contato próximo com o empreendedores e claro, realizar ótimos negócios!

    Sds,

    Daniel Matoso

    Reply

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *